Nem todo tipo de bruxismo tem influência de fatores psicológicos, mas a ansiedade por exemplo, pode influenciar no bruxismo da vigilia.
Muito fácil atribuir a causa toda do bruxismo para questões psicológicas, a verdade é que nem sempre vamos encontrar os possíveis fatores de risco que contribuem para este comportamento, até porque as pesquisas ainda não encontraram, é algo que ainda está sendo investigado.
“Bruxismo é um comportamento no qual você aperta, encosta ou range seus dentes, seja acordado (vigilia) ou durante o sono.”
Pesquisas mostram que só o bruxismo que você faz quando está acordado (bruxismo de vigilia) tem sido associado à ansiedade. O bruxismo do sono tem sido associado a um distúrbio do sono e pouco a questões psicológicas.
No entanto, penso que se questões psicológicas como ansiedade, depressão, estresse prejudicam a qualidade do sono, talvez possa haver uma associação indireta.
A verdade é que muitos outros fatores devem ser investigados no paciente porque podem estar relacionados ao bruxismo, como a qualidade do sono, presença de refluxo gástrico, tabagismo, sindromes, uso de medicamentos, obstrução das vias aéreas superiores , e outros.
O controle destes fatores podem ajudar a controlar o bruxismo, mas nem sempre conseguimos identificá-los
Comentários